domingo, 20 de março de 2011

conflitos no oriente médio"irã e iraque"

                                                    Conflitos no Oriente Médio
                                    
                                                     Irã
                                                               Iraque



                                  Introdução
Esse trabalho visa apresentar o conflito no oriente médio, iniciada em 22 de Setembro de 1980 à1990, foi a disputa de Shatt- el -Arab. Essa é uma área de acesso ao golfo pérsico localizada na fronteira dos dois países. Essa história vinha desde os tempos de Império Otomano vs Pérsia.
                                   Objetivo
Identificar os conflitos no oriente médio entre Irã e Iraque.

                      1979 Revolução Islâmica
Até 1979, o Irã era um dos maiores aliados dos Estados Unidos na região - estratégica por abrigar a maior parte das reservas mundiais de petróleo, Neste ano, o país sofreu a Revolução Islâmica, que resultou na deposição do Xá.
            1980 inicio de uma guerra sangrenta;
Irã e Iraque iniciaram uma guerra sangrenta, que teve forte motivação no fundamentalismo religioso e na presença dos EUA
no Oriente Médio.

    Consequência da Revolução IslâmicaUma das principais conseqüências da revolução foi o rompimento do Irã com os Estados Unidos, que desde então não mantêm
relações diplomáticas. Os americanos se viram sem um de seus maiores aliados. Para compensar a perda do Irã, os EUA se aproximaram do país vizinho, o Iraque, onde o jovem vice-presidente havia tomado o poder recentemente por meio de um golpe de estado. Seu nome? Saddam Hussein. 

                           Xiitas no poder
O Irã deixava de ser uma monarquia alinhada ao Ocidente para se tornar uma brutal ditadura fundamentalista islâmica. O fato de a população ser de maioria xiita (islâmicos radicais) explica a maciça adesão à revolução.
                             Chatt- el - arab
Um motivo que, teoricamente, não seria suficiente para iniciar hostilidades entre Irã e Iraque: o controle do Chatt-el-Arab, um canal que liga o Iraque ao Golfo Pérsico, por meio do qual é escoada a produção petrolifera do pais.

                Mortes sem motivos Racionais

Embora a margem oriental do canal fosse controlada pelos iranianos, Saddam Hussein reivindicou o controle total do estreito. Diante da recusa iraniana em ceder seu território, tropas de Saddam
invadiram o Irã.

        Petróleo: o preço de milhares de vidas!
E assim dois países pobres, altamente dependentes da exportação do petróleo, mantiveram um conflito que se dava principalmente
por meio de batalhas de infantaria, custando a vida de milhares de soldados e pessoas presentes no meio dessa guerra.É possível afirmar que as vítimas da guerra -cerca de 300 mil iraquianos e 400 mil iranianos- morreram em vão.


                         Massacre dos curdos
O conflito, travado majoritariamente em solo iraquiano, se caracterizou por vitórias alternadas de ambos os lados, configurando um equilíbrio entre os beligerantes, embora o
Irã tivesse uma população três vezes maior. Em 1985, o Iraque
teve de enfrentar a sublevação da minoria étnica dos curdos,
concentrada principalmente no norte do país.


                                   Conclusão
O conflito entre Irã e Iraque ocorreu entre os anos de 1980 e 1990, por interesse político, territorial sobre o Oriente Médio. Nesta guerra não houve vencedores, ambos os países só tiveram perdas.
A economia dos dois países foi desestruturada, não houve mudanças nos domínios territoriais políticos, e muitas vidas foram perdidas no conflito.

CADA VEZ MAIS POSSIVEL OUTRA GUERRA NO ORIENTE MÉDIO...
                                    Alunas
v Maiara Rodrigues
                         Paula Balbinot Marciliano
                                                               Taynara Silva Balbinot

Um comentário: